2º ENCONTRO - PIC
View more OpenOffice presentations from pri_alquimim.
"Para aprender a ler , portanto, é preciso interagir com a diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que os já leitores fazem deles e participar de atos de leitura de fato; é preciso negociar o conhecimento que já se tem e o que é apresentado pelo texto, o que está atrás e diante dos olhos, recebendo incentivo e ajuda de leitores experientes. (PCN, 1998, p. 56) "
Pauta do encontro das classes PIC – Programa Ler e Escrever
Objetivo
* Reflexão do professor sobre sua atuação nas classes PIC;
* Compreender os aspectos de aprendizagem que possa viabilizar uma educação mais significativa para estes alunos;
* Compreender a organização de uma rotina nas classes PIC;
* Saber identificar as atividades organizativas e compreendê-las como parte integrante da rotina;
* Diferenciar atividades de reflexão do sistema de leitura e escrita e o que cada uma delas proporciona aos alunos no processo de alfabetização.
Pauta
1) Leitura feita pela formadora; (15’)
2) Reflexão em grupo: “ Como se explica o fato de algumas crianças chegarem à 3ª e 4ª série não alfabéticos? (20’)
3) O que se espera do professor que atua numa classe PIC – leitura e discussão; (15’)
4) O que deve contemplar a rotina das classes PIC – Preencher o quadro em anexo; (30’)
Café (10’)
5) Socialização dos grupos; (15’)
6) Apresentar a rotina da 3ª e 4ª série PIC - anexo: leitura e reflexão das atividades que compõem as mesmas; (10’)
7) Análise de atividades ( procurar no material atividades que sejam de reflexão sobre o sistema de escrita – justificar) (50’)
8) Trabalho pessoal: Realizar com os alunos uma atividade de reflexão sobre o sistema de escrita e elaborar uma relatório seguindo: (15’)
tipo de atividade: reflexão do sistema de escrita
objetivo:
agrupamentos:
intervenções:
variação da atividade.
* Compreender os aspectos de aprendizagem que possa viabilizar uma educação mais significativa para estes alunos;
* Compreender a organização de uma rotina nas classes PIC;
* Saber identificar as atividades organizativas e compreendê-las como parte integrante da rotina;
* Diferenciar atividades de reflexão do sistema de leitura e escrita e o que cada uma delas proporciona aos alunos no processo de alfabetização.
Pauta
1) Leitura feita pela formadora; (15’)
2) Reflexão em grupo: “ Como se explica o fato de algumas crianças chegarem à 3ª e 4ª série não alfabéticos? (20’)
3) O que se espera do professor que atua numa classe PIC – leitura e discussão; (15’)
4) O que deve contemplar a rotina das classes PIC – Preencher o quadro em anexo; (30’)
Café (10’)
5) Socialização dos grupos; (15’)
6) Apresentar a rotina da 3ª e 4ª série PIC - anexo: leitura e reflexão das atividades que compõem as mesmas; (10’)
7) Análise de atividades ( procurar no material atividades que sejam de reflexão sobre o sistema de escrita – justificar) (50’)
8) Trabalho pessoal: Realizar com os alunos uma atividade de reflexão sobre o sistema de escrita e elaborar uma relatório seguindo: (15’)
tipo de atividade: reflexão do sistema de escrita
objetivo:
agrupamentos:
intervenções:
variação da atividade.
No próximo encontro deverá ser entregue este relatório .
Bom Trabalho
Márcia Corrales e Priscila Alquimim
PC – OP Ciclo I
Cláudia Bonavita
Coordenadora da Oficina Pedagógica
Amadora Fraiz Villar Dela Beta
Supervisora Responsável pelo Programa Ler e Escrever
Nenhum comentário:
Postar um comentário