OBJETIVOS DO ENCONTRO:
* Identificar as situações de sala de aula em que os alunos lêem mesmo sem saber ler;
* Conhecer os materiais usados em sala de aula, identificando-os como materiais para ler e materiais para aprender a ler;
* Saber quais as situações de sala de aula em que o professor atua como parceiro, tratando os alunos como pequenos leitores;
* Discutir as idéias que as crianças possuem sobre a leitura antes de saberem ler convencionalmente.
* Identificar as situações de sala de aula em que os alunos lêem mesmo sem saber ler;
* Conhecer os materiais usados em sala de aula, identificando-os como materiais para ler e materiais para aprender a ler;
* Saber quais as situações de sala de aula em que o professor atua como parceiro, tratando os alunos como pequenos leitores;
* Discutir as idéias que as crianças possuem sobre a leitura antes de saberem ler convencionalmente.
CONTEÚDO DO ENCONTRO
* Valorização dos conhecimentos infantis sobre a leitura
PAUTA DO ENCONTRO
1. Leitura feita pela formadora
2. Espaço do professor: socialização do Trabalho Pessoal
3. Vídeo: "Alfabetização - leitura feita pelo professor" - anotar as ações do professor que aparecem no vídeo e que estão inconrporadas na prática de sala de aula
4. Socialização dos registros
5. Leitura do texto "Dez importantes questões a considerar"
6. Quais situações em sala de aula o professor é verdadeiro parceiro e trata os alunos como pequenos leitores? - discussão e socialização
7. Socialização dos registros
8. Condições gerais a serem garantidas nas situações em que o professor lê para os alunos
http://www.youtube.com/watch?v=ASdHSmNGUoU
Nenhum comentário:
Postar um comentário