sexta-feira, 6 de agosto de 2010

12º ENCONTRO - PROGRAMA LER E ESCREVER





“Antes se pensava que, para conhecer as histórias infantis, era preciso saber ler. A escola deve começar a ler para os alunos o mais cedo possível. Para os de família de baixa renda, está a cargo do professor provocar situações desse tipo, de que os outros dispõem desde que nascem. Isso não significa antecipar a exigência de que saibam ler e escrever. O sistema escolar tem um limite tênue entre dar oportunidades de aprender certos conteúdos e cobrar seu conhecimento.”
Délia Lerner


Pauta do 12º Encontro de Orientação Técnica – Ciclo I
29/07/2.010



Contexto:
É hora de traduzir os números e partir para ação...Sabemos que não basta avaliar; é fundamental interpretar resultados e utilizar a análise como ferramenta de intervenção pedagógica. Por isso, é necessário fazer da devolutiva um diferencial na formação do professor.
Em encontros anteriores já nos demos conta da importância da avaliação educacional externa para melhorar a qualidade da educação. Boa parte das escolas utiliza da devolutiva como instrumento para direcionar suas ações pedagógicas.
Sabe-se que o diagnóstico apresenta aspectos importantes, com detalhamento e indicadores comparativos que permite balizar o trabalho. Transformar números em pessoas, propor ação para possibilitar a aprendizagem deste, é fundamental para a garantia da aprendizagem esperada para ano/série.
O diagnóstico e a devolutiva, associados ao Plano de Ação, com medidas reflexivas e de Orientação desenvolvida na escola, configuram uma potente ferramenta no processo de melhoria da qualidade.

Objetivos:
* Utilizar o resultado do SARESP 2ª série para reflexão com o grupo das expectativas de aprendizagem alcançadas pelos alunos;
* Interpretar os resultados obtidos pela escola na avaliação externa (SARESP) e associá-lo ao plano de Ação proposto para o ano letivo;
* Considerar as especificidades da escola no seu processo de evolução e propor ações para atingir melhora na qualidade de ensino;
* Explorar os resultados do SARESP com o atual diagnóstico de escrita realizado neste ano, pensando em ações emergenciais que devem ser realizados pela escola.


Conteúdos:
* SARESP 2ª série – níveis de proficiência;
* Expectativa de Aprendizagem proposto para a série (vide Currículo da Educação Básica)
* Apontamento dos possíveis problemas encontrados pelos professores na realização das atividades;
* Ação Emergencial que deve ser pensada pela escola, pensando no Projeto de Intervenção:
Insuficiente – Recuperação;
Básico – Reforço;
Adequado – Aprofundamento;
Avançado – Desafio.


Encaminhamentos:
1) Leitura feita pela formadora: "A menina" - Luís Fernando Veríssimo


2) Reflexão e Ação:
a) Em grupos (trios) ler as questões realizando a reflexão da prática pedagógica e elaborar ações para a questão que se pede;
b) Registrar na folha para apresentação;
c) Socialização das respostas apontadas pelo grupo e sugestão de ações para serem desenvolvidas nas escolas.

3) Apresentação do PPT.
a) Interpretação dos resultados obtidos no SARESP 2ª série;
b) Projetos de Intervenção possíveis e adequados de serem realizados;
c) Reflexão da ação desenvolvida na escola.

4) Currículo da Educação Básica
a) Estudar as Expectativas de Aprendizagem proposto para a 2ª série (Currículo da Educação Básica);
b) Relacionar os possíveis problemas que os professores podem enfrentar na realização das atividades propostas;
c) Preencher a planilha em anexo;
d) Socialização das discussões.

5)“Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar” (artigo da revista Nova Escola)
a) escolher um observador em cada grupo para anotações de acordo com o roteiro;
b) apresentação dos grupos
c) comentários gerais.

Um bom trabalho...



Márcia Corrales e Priscila Alquimim – PCOP Ciclo I

Amadora F. V. D. Beta – Supervisora do “Programa Ler e Escrever”

Nenhum comentário:

Postar um comentário