“Só existe aprendizagem quando o aluno percebe
que existe um problema para resolver, quer dizer,
quando reconhece o novo conhecimento como meio
de resposta a uma pergunta.”
Charnay, 1996
que existe um problema para resolver, quer dizer,
quando reconhece o novo conhecimento como meio
de resposta a uma pergunta.”
Charnay, 1996
16º ENCONTRO – PROGRAMA LER E ESCREVER
OBJETIVOS:
* Refletir sobre a importância de se trabalhar na sala de aula com os diferentes tipos de cálculo utilizados no cotidiano: cálculo mental, escrito, estimativa e o uso da calculadora.
* Desenvolver atividades em que o uso do Cálculo Mental e da Calculadora se convertam em instrumentos que auxiliem o aluno na construção ou aplicação de conceitos matemáticos, na escolha pessoal ou interativa de procedimentos para resolução de problemas e na avaliação de resultados encontrados.
* Concluir que o trabalho com diversos tipos de cálculo poderá contribuir para uma melhor relação do aluno com a Matemática.
CONTEÚDOS:
• Cálculo: escrito, mental, estimado e com calculadora
ENCAMINHAMENTOS:
1. Leitura feita pela formadora
2. Apresentação em PPT: "Trabalhando com diferentes tipos de cálculo"
3. Vídeo: “Explorando a Calculadora”
4. Vivência e Análise de atividades:
a) Cálculo – Jornada da Matemática 2010
* Atividade 6: Jogo das Dezenas Exatas
* Atividade 16: Algoritmos da Subtração - Decomposição de números
* Atividade 19: Carta na Testa
* Atividade 22: Dobros
* Atividade 28: Fazendo Multiplicações por Decomposição
* Atividade 35: Simplificando as Divisões
b) Jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário