sexta-feira, 17 de abril de 2009

ENCONTRO DE PC's - 16/04


"a avaliação se destina ao diagnóstico, por isso mesmo, à inclusão; destina-se à melhoria do ciclo de vida. Deste modo, por si, é um ato amoroso. Infelizmente, por nossas experiências histórico-sociais e pessoais, temos dificuldades em assim compreendê-la e praticá-la (...) é uma meta a ser trabalhada, que com o tempo, se transforma em realidade, por meio de nossa ação. Somo responsáveis por esse processo.”
Cipriano Carlos Luckesi







Objetivo:
• Possibilitar a análise reflexiva por meio dos indicadores de desempenho do SARESP – 2ª série;
• Compreender os níveis que descrevem as habilidades que estão classificadas no SARESP;
• Reconhecer e refletir sobre as potencialidades e fragilidades da escola no que se refere aos resultados obtidos no SARESP;






Pauta



1- Leitura compartilhada: “ Hoz malepon viuh echer ou o caçador” – Flávio de Souza
2- Saresp 2ª série – análise dos níveis (língua portuguesa)
• Identificar quais níveis podemos considerar como: abaixo do básico, básico, adequado e avançado
3 – Atividade em grupo:
• Analisar em grupo quais conhecimentos exigidos para que o aluno possa realizar a atividade;
• O que o professor precisa realizar em sala de aula para garantir o bom desempenho dos alunos;
• Socialização
Café
4- Saresp 2ª série – análise dos níveis (matemática)
• Identificar quais níveis podemos considerar como: abaixo do básico, básico, adequado e avançado
5- Atividade em grupo:
• Analisar em grupo quais conhecimentos exigidos para que o aluno possa realizar a atividade;
• O que o professor precisa realizar em sala de aula para garantir o bom desempenho dos alunos;
• Socialiazação
6- Análise e interpretação dos resultados obtidos no Saresp – como analisar o desempenho da escola.
7- Entrega do boletim da escola
• Cada Professor Coordenador analisa os dados obtidos pela escola (desempenho Saresp ) ;
• Reflexão dos dados sob o aspecto: “conhecendo o desempenho da minha escola no Saresp 2ª série, a considero em estado de atenção? Por quê?” (registro escrito)
• Socialização
8- Trabalho Pessoal:
• Em HTPC, identificar com os professores de 3ª série quem são estes alunos que foram classificados nos níveis mais baixos do Saresp;
• Como estão atualmente nas salas de aula;
• Quais intervenções estão sendo planejadas para atendê-los;
• Quais ações emergenciais serão realizadas.
Entregar a relação nominal dos alunos junto com as questões acima respondidas, além de encaminhar o plano emergencial e/ou recuperação contínua (data limite: 21/05)



Bom trabalho!

Márcia Corrales e Priscila Alquimim

PC OP - Ciclo I











































Nenhum comentário:

Postar um comentário