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Orientação para preenchimento da tabela do HTPC
Capacitação dos Professores
Concepções Gerais
É possível valorizar as experiências, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens:
* os conhecimentos teóricos ressignificam a prática. Considerando essa concepção, serão privilegiadas:
* estratégias centradas nas trocas de experiências;
* supervisão da prática;
* observação de sala;
* desenvolvimento de projetos de trabalho;
* análise de situações problema;
* parcerias com educadores mais experientes.
Saber fazer - o desenvolvimento das competências
A aprendizagem de conteúdos por si só não significa uma prática eficiente. É fundamental aliar os conteúdos, ao saber fazer. É a capacidade de resolver problemas que surgem na ação, que pode transformar a prática.
Para desempenhar a contento a função de ajudar as crianças a construírem significados, a partir dos conteúdos disponíveis para as aprendizagens, o educador precisa conhecer como elas pensam e constroem conhecimento e necessita saber como intervir para que avancem. Para isso é fundamental o conhecimento das didáticas específicas além de um contato sistemático com produções culturais que possibilitem variedade de conteúdos.
Privilegia-se na formação o profissional ativo, autor e transformador de sua própria prática. Com isso possibilita-se maior confiança e o desenvolvimento da auto-estima como profissional competente.
Contexto de formação coletiva
É importante enfatizar que este processo deve possibilitar um intercâmbio de idéias entre os diferentes atores, envolvendo tanto o desenvolvimento de procedimentos para a aprendizagem coletiva, como para as reflexões individuais. Construir um projeto compartilhado implica em tomada de decisões em conjunto, esforço colaborativo entre os parceiros e habituar-se a ouvir e fazer críticas construtivas.
Estratégias Formativas
Levantamento das práticas em curso - por meio de entrevistas, questionários, fotos, análise das produções das crianças será feito um levantamento das principais práticas em uso, seguida de análise da equipe formadora. A partir daí se estruturam os projetos de trabalho com os conteúdos da formação.
Desenvolvimento de projetos e ou seqüências de trabalho - trata-se do desenvolvimento de pequenos projetos de trabalho, que são elaborados por todos que participam do processo: educadores e coordenadores.
Análise teórica de situações práticas - tematização da prática: A teoria tem lugar para servir de confronto, afirmação e elucidação das questões cotidianas. O trabalho com conteúdos e textos auxilia problemas didáticos concretos, subsidia a análise de diferentes pontos de vista e estratégias. Portanto a teoria se reveste de significância e possibilitar uma apropriação original por parte do educador.
Supervisão da prática- a análise conjunta de registros dos educadores e das atividades desenvolvem a capacidade de observação e reflexão sobre as reais situações de ensino e aprendizagem propostas pelo educador, bem como permite que o formador investigue com proximidade a participação das crianças na construção de conhecimentos.
Atuação do formador com as crianças - Essa modalidade formativa alia a atuação direta de um professor experiente com a prática reflexiva conjunta dos profissionais em formação. Durante os encontros mensais, o formador auxilia o desenvolvimento do projeto de trabalho do professor e atua direto com as crianças de uma das salas. Após essa atividade, educadores, coordenadores pedagógicos da instituição, junto com o formador reúnem-se para análise da atividade e planejam os futuros procedimentos.
Incentivo à produção de documentação de caráter formativo - as reflexões, os registros, os projetos, o planejamento conjunto de atividades, os estudos específicos, enfim, a sistematização e a socialização do material permitem que os profissionais se reconheçam como produtores de conhecimento pedagógico.
Avaliações de caráter formativo - A partir do diagnóstico inicial, as avaliações devem garantir o acompanhamento do trabalho de produção das crianças, das competências desenvolvidas pelos profissionais, do grau de coerência entre a prática e o projeto pedagógico e as mudanças efetivadas, de acordo com os indicadores criados para subsidiar a avaliação da aprendizagem das crianças e a ação dos educadores.
Relato de experiências- saber explicar o que fazem, o como e o porquê, têm sido para educadores um desafio de sistematização e explicitação da prática. Está previsto que os educadores realizem esses relatos, presencial e virtualmente.
Oi...boa noite...sou coordenador dos trÊs ciclos em Serra Negra...e simplesmente adorei o blog de vcs....já estou utilizando algumas ideias em meus Htpcs rsrsrs...parabéns pelo trabalho e obrigado....abraçossss
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