(...) Terás então de ler doutra maneira, Como, não serve a mesma
para todos, cada um inventa a sua, a que lhe for própria, há quem
leve a vida inteira a ler sem nunca Ter conseguido ir mais além da
leitura, ficam pegadas à página, não percebem que as palavras são
apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali
é para que possamos chegar a outra margem, a outra margem é
que importa...” (José Saramago, A caverna, p. 77).
Contexto:
No encontro anterior, abordamos as reuniões de HTPC com os professores dos 1º, 4º e 5º anos, considerando o tempo de estudo de apenas 2 (duas) horas. Nesse encontro, vamos socializar como foi desenvolver nas escolas as pautas que foram planejadas pelos grupos, além de refletirmos sobre o registro destes momentos de estudo.
Sabemos que o trabalho de estudo em HTPC necessita da associação da teoria com a prática, permitindo uma dialógica mudança refletindo na ação – reflexão- ação docente. Por isso, será necessário planejar boas situações de estudo, ora aproveitando as situações de práticas, ora discutindo e complementando com as teorias, argumentando e discutindo novas metas que devem atender a curto, médio e longo prazo.
Definir boas pautas de estudo e também de registros deste momento será o desafio deste nosso 3º encontro.
Objetivo:
* Ter uma boa gestão das horas de estudo no HTPC;
* Saber o que caracteriza uma boa pauta de estudo de modo a atender as necessidades que são diagnosticadas pelo PC;
* Identificar um bom registro deste momento de estudo e refletir com o qual realiza atualmente;
Conteúdo:
* Registro dos momentos de HTPC;
* Análise de registros a partir das reflexões;
Desenvolvimento:
1ª atividade. Leitura feita pela formadora (15 min)
2ª atividade: (1h 30m)
Em grupos, registrar na cartolina a pauta elaborada pelo grupo no encontro anterior, discutindo as seguintes questões:
a) O que foi considerado positivo na pauta elaborada;
b) Quais mudanças podem/devem ser feitas para as próximas;
c) Que conhecimentos novos, foi possível adquirir ao elaborar a pauta com o(s) meu(s) parceiro(s);
d) Quais as características de uma boa pauta de HTPC, o que já sabemos e o que ainda precisamos discutir.
3ª atividade: (1h 30m)
Em grupos, analisar os registros das reuniões realizadas em HTPC, destacando as seguintes características:
a) Características de reflexão do grupo;
b) Característica de reflexão de quem escreve o registro;
c) Aspectos descritivos que aparecem nos registros;
d) Finalidade do mesmo;
e) Qual se aproxima mais da realidade escolar atual.
4ª atividade: 30m
Organizar melhor a rotina de formação, para garantir um bom andamento das funções.
* Objetivo do Professor Coordenador – rotina necessária: O que precisa estar presente de forma permanente, e o que podemos ter como esporádico;
* Expectativas de aprendizagem – com relação aos professores. (espero que os professores possam estruturar melhor a rotina das salas, compreendendo o que é essencial para as crianças)
* Estratégias – como problematizar e encaminhar as questões;
* Recursos: o que será usado de apoio: texto, vídeo, registro, etc;
5ª atividade: Tarefa (10m)
Com foco na rotina do professor de 3ª série, escolha um momento de atividade de análise e reflexão da língua para observar, conforme segue o modelo abaixo:
* O que o professor precisa fazer
* O que o professor precisa saber
* Encaminhamentos do PC
Até o próximo encontro.
Márcia Corrales, Priscila Alquimim e Margarete Borsi
Equipe Ciclo I
Amadora Fraiz V. Della Beta
Supervisora do Ciclo I / Programa Ler e Escrever
Nenhum comentário:
Postar um comentário