sexta-feira, 9 de abril de 2010

ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08/04/10




“O necessário é fazer da escola um âmbito onde leitura e escrita sejam práticas vivas e vitais, onde ler e escrever sejam instrumentos poderosos que permitem repensar o mundo e reorganizar o próprio pensamento, onde interpretar e produzir textos sejam direitos que é legítimo exercer e responsabilidades que é necessário assumir.”
Délia Lerner




Contexto:
No 3º Encontro, socializamos as pautas de HTPC e também realizamos um levantamento das expectativas do grupo quanto às formações previstas para 2.010.
Neste 4º encontro estaremos retomando as questões referentes às Formações de professores, tarefa específica do Professor Coordenador das Unidades Escolares.
Vamos estabelecer uma rotina de PC que prioriza o acompanhamento em sala de aula, bem como o acompanhamento das modalidades organizativa (projeto e seqüência de atividade) desenvolvidos em sala de aula.
Mais importante do que saber e conhecer a rotina do PC, é saber como pode se pode atuar nos momentos de formação do professor, é necessário transformar as práticas pedagógicas e possibilitar a construção de novos conhecimentos.É reconhecer os registros realizados neste momento de HTPC, é identificar o grupo e a característica deles.

PAUTA

Objetivo:
* Identificar um registro reflexivo realizado neste momento de estudo e refletir com o qual realiza atualmente;
* Atuar nos momentos de destinados à formação (HTPC) possibilitando momentos de estudo, de análise e de possibilidade em oferecer um ensino de mais qualidade.
* Planejar uma rotina de trabalho que possibilite o acompanhamento pedagógico nas salas de aula, ou se for o caso, um atendimento individualizado aos professores



Conteúdo:
* Registro dos momentos de HTPC;
* Análise de registros a partir das reflexões;
* Elaboração de uma rotina prática e atuante
* Possibilidade de reflexão nos momentos de formação



Desenvolvimento:


1ª atividade. Leitura feita pela formadora "A causa secreta" (15 min)


2ª atividade ( 45m)
Em grupos, analisar os registros das reuniões realizadas em HTPC, destacando as seguintes características:
a) Características de reflexão do grupo;
b) Característica de reflexão de quem escreve o registro;
c) Aspectos descritivos que aparecem nos registros;
d) Finalidade do mesmo;
e) Qual se aproxima mais da realidade escolar atual.


3ª atividade: (1h30m)


Levando em conta os pressupostos teóricos que orientam o trabalho de formação, analisem os relatórios de trabalhos desenvolvidos com professores de 4ª série, atentos nos seguintes aspectos:
a) Qual objeto de ensino foi destacado neste trabalho;
b) Quais as condições didáticas oferecidas aos professores para que possam se apropriar desse objeto de ensino;
c) De acordo com a organização qual, ou quais os momentos que possibilitou ao professor desenvolver a própria prática de leitura e escrita.
d) Análise da dinâmica do trabalho e possibilidade de realização nas escolas, o que pode ser realizado e o que precisa ser adaptado.
e) De que forma aconteceu a Dupla Conceitualização:
sabemos que a Dupla Conceitualização acontece em duas etapas: a primeira, propondo atividades desafiadoras e a segundo, quando o formador mostra como ensinar
café



4ª atividade (30m)
a) Socialização das análises realizadas.
b) Vídeo: Formação de Professores, Beatriz Gouveia
c) Socialização das anotações do vídeo



5ª atividade (40m)
a) Análise de uma rotina feita por um Professor Coordenador. (modelo em anexo);
b) Leitura do texto, ponto a ponto para reflexão do PC
c) Organizar melhor a rotina de formação, para garantir um bom andamento das funções.

* Objetivo do Professor Coordenador – rotina necessária: O que precisa estar presente de forma permanente, e o que podemos ter como esporádico;
* Expectativas de aprendizagem – com relação aos professores. (espero que os professores possam estruturar melhor a rotina das salas, compreendendo o que é essencial para as crianças)
* Estratégias – como problematizar e encaminhar as questões;
* Recursos: o que será usado de apoio: texto, vídeo, registro, etc;


6ª atividade: Tarefa (10m)
a) Com foco na rotina do professor de 3ª série, escolha um momento de atividade de análise e reflexão da língua para observar, conforme segue o modelo abaixo:
* O que o professor precisa fazer
* O que o professor precisa saber
* Encaminhamentos do PC
b) Leitura do texto “Os caminhos para a formação de professores: Formar os professores é a principal função do coordenador pedagógico.”
c) Estudar as expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa proposto para os 4º e 5º anos.


Até o próximo encontro.

Márcia Corrales, Priscila Alquimim e Margarete Borsi
Equipe Ciclo I

Amadora Fraiz V. Della Beta
Supervisora do Ciclo I / Programa Ler e Escrever


Nenhum comentário:

Postar um comentário