sexta-feira, 16 de abril de 2010

PAUTA - ORIENTAÇÃO TÉCNICA 15/04/2010



"Só se ensina com paixão e é necessário estar em permanente processo de alimentar a nossa paixão de ensinar".
Madalena Freire




5º Encontro –“ Programa Ler e Escrever” / Ciclo I






Contexto:
O trabalho com Tematização da Prática permite uma reflexão mais aprimorada das ações realizadas no cotidiano. Portanto, permitir reflexão de bons modelos, analisar boas práticas e revisitar a ação não é uma tarefa necessária e possível no cotidiano escolar.
Porém, é importante considerar que a definição ou não deste contexto altera significativamente as ações docentes. Para discutir esse assunto, vamos refletir sobre as possibilidades de trabalho com um propósito claro e compartilhado no grupo de formação: Formação do Professor em serviço.
No segundo momento, estaremos comungando as questões inquietantes no Ensino de Matemática, ou porque não dizer na Aprendizagem da Matemática.
Ao se pensar atualmente na Aprendizagem de Matemática nas séries iniciais, muito se tem falado no objetivo de desenvolver, no aluno, as competências e habilidades matemáticas para a vida na sociedade hoje. Porém, definir quais são essas habilidades, consubstanciar uma proposta que atenda a essa concepção e operacionalizá-la não tem sido tarefa de fácil realização: nesta ótica, daremos luz à nossa reflexão e estudo.

Objetivos:
* Análise do resultado do SARESP e discussão das metas à serem atingidas;
* Compreensão do processo dos níveis de proficiência;
* Socialização da Tematização da Prática, envolvendo o aspecto formativo na competência Leitora do Professor;
* Contextualização do Ensino de Matemática, uma prática docente no cotidiano escolar, aqui e agora.
* Reflexão sobre o Ensino de Matemática que desenvolva competências para a vida




Conteúdo:
* SARESP 2.009;
* Tematização da Prática;
* Ensino da Matemática




1º momento - Manhã




Desenvolvimento:



1ª atividade. (15m)
Leitura feita pela Formadora

2ª atividade (15m)
Esclarecimento do aspecto Legal do “Programa Ler e Escrever.”


3ª atividade: (30m)
Apresentação dos Dados do SARESP 2.009.
Destaque:
Evolução do Ciclo I no SARESP 2.009 em Matemática e Língua Portuguesa;
Análise dos resultados obtidos;
Atenção para os dados considerados INSUFICIENTE;



4ª atividade: (45m)
Retomar a leitura realizada sobre a Tematização da Prática, além de socializar a tabela preenchida.
a) Ações já desenvolvidas na escola que atenda à esta tematização;
b) Combinados com o grupo sobreo trabalho com Tematização.

5ª atividade: (40m)
Concepção de Discurso e Linguagem segundo Kátia Brakling

Vídeo



2º Momento: tarde


1ª atividade: Rede de Idéias: (1h)
Introdução e reflexão sobre o Ensino da Matemática nos dias atuais.
a) Quais as estratégias de Ensino mais usadas pelos professores no Ensino da matemática que você tem observado em sala de aula?
b) Por que os alunos vão perdendo o interesse pela matemática ao longo da escolaridade?
c) Como deve ser um Ensino de Matemática voltado para a vida?
Socialização e discussão do grupo.


2ª atividade: (30m)
Conversas sobre a concepção da Matemática Pronta
a) Reflexão dos pontos destacados nos Slides


3ª atividade (40m)
Assistir o vídeo anotando os aspectos relevantes, de acordo com a planilha:

1. Qual foi o desafio proposto aos alunos?

2. Quais foram as intervenções feitas pela professora?

3. Houve circulação de informações durante a atividade? Em quais momentos?

4. A atividade desenvolvida no vídeo é uma boa situação de aprendizagem? Justifique.


4ª atividade (1h)
a) Analisar as atividades matemáticas;
b) Socialização das mesmas.


Combinados para o próximo Encontro:
Trazer atividades matemáticas que são realizadas em sala de aula que os professores consideram boas.





Márcia Corrales, Priscila Alquimim, Margarete Borsi
Equipe Ciclo I
Amadora Fraiz V. Della Beta
Supervisora do Programa Ler e Escrever




Nenhum comentário:

Postar um comentário