"Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem do mundo, com o mundo e com os outros."
Paulo Freire
Contexto:
As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância.
No encontro passado, discutimos os aspectos relevantes do ensino e aprendizagem desta disciplina, pudemos concluir que as ações cotidianos fazem a diferença nesta aprendizagem, portanto, saber qual atividade significativa neste contexto faz a diferença neste processo.
No encontro de hoje estaremos retomando um pouco da história da matemática, discutindo sobre a vida numérica na sala de aula, além de atender as expectativas propostas nesta área do conhecimento.
Objetivos:
* Saber o que as crianças pensam sobre os números;
* Conhecer as expectativas de aprendizagem sobre os Números.
Conteúdo:
* Ensino da Matemática nas séries iniciais
Encaminhamentos:
1. Leitura feita pela formadora: "Não sei direito com que idade eu estava" - Ana Maria Machado
2. Para começo de conversa...
* Retomando... "A história dos números" (vídeo)
3. A vida numérica na sala de aula
-Pontos para reflexão:
*O que as crianças pensam sobre os números?
* Que números aprendem primeiro?
* Aspectos que o professor deve considerar no processo de ensino e aprendizagem dos números
4. As crianças e a construção de escritas numéricas
* Apresentação do PPT
* Vídeo: "Escrevendo os números"
5. Leitura e análise das expectativas de aprendizagem sobre números
* Levantamento de situações didáticas que contribuam para o alcance das metas.
Márcia Corrales, Priscila Alquimim e Margarete Borsi
Equipe Ciclo I
Amadora Fraiz V. Della Beta
Supervisora do Programa Ler e Escrever
Nenhum comentário:
Postar um comentário