sexta-feira, 23 de abril de 2010

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - 22/04/10 (TARDE)





"Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem do mundo, com o mundo e com os outros."


Paulo Freire



Contexto:


As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância.


No encontro passado, discutimos os aspectos relevantes do ensino e aprendizagem desta disciplina, pudemos concluir que as ações cotidianos fazem a diferença nesta aprendizagem, portanto, saber qual atividade significativa neste contexto faz a diferença neste processo.


No encontro de hoje estaremos retomando um pouco da história da matemática, discutindo sobre a vida numérica na sala de aula, além de atender as expectativas propostas nesta área do conhecimento.


Objetivos:


* Saber o que as crianças pensam sobre os números;


* Conhecer as expectativas de aprendizagem sobre os Números.


Conteúdo:


* Ensino da Matemática nas séries iniciais


Encaminhamentos:


1. Leitura feita pela formadora: "Não sei direito com que idade eu estava" - Ana Maria Machado


2. Para começo de conversa...


* Retomando... "A história dos números" (vídeo)


3. A vida numérica na sala de aula


-Pontos para reflexão:


*O que as crianças pensam sobre os números?


* Que números aprendem primeiro?


* Aspectos que o professor deve considerar no processo de ensino e aprendizagem dos números


4. As crianças e a construção de escritas numéricas


* Apresentação do PPT


* Vídeo: "Escrevendo os números"


5. Leitura e análise das expectativas de aprendizagem sobre números


* Levantamento de situações didáticas que contribuam para o alcance das metas.



Márcia Corrales, Priscila Alquimim e Margarete Borsi


Equipe Ciclo I


Amadora Fraiz V. Della Beta


Supervisora do Programa Ler e Escrever




Nenhum comentário:

Postar um comentário