“o grande desafio, é desenvolver práticas pedagógicas que verdadeiramente favoreçam a formação de usuários da cultura escrita, que reconheçam estes usos e práticas sociais e que gerem condições em suas aulas, para que seus alunos se formem como leitores e escritores”
Délia Lerner
9º Encontro –“ Programa Ler e Escrever” / Ciclo I
Contexto:
No encontro passado vivenciamos situações de uso social da leitura, destacando seus conteúdos: Comportamento Leitor, Capacidades de Leitura e Procedimentos de Leitura.
Por meio da dinâmica foi possível discutir sobre a Homologia dos processos e sua transposição para a tematização possível de ser desenvolvida em HTPC.
No Encontro de hoje estaremos, vamos discutir sobre o que significa tratar a leitura como conteúdo de aprendizagem, reconhecer as dificuldades que os alunos encontram no exercício autônomo dessa prática e as condições necessárias para avançar e desenvolver a tão desejada proficiência, fundamental para a continuidade dos estudos. Vamos então, discutir a importância de considerar os diferentes conteúdos desenvolvidos na prática de leitura.
Objetivos
* Compreender a leitura como conteúdo de aprendizagem dos alunos;
* Apresentar os conteúdos envolvidos nas práticas de leitura;
* Reconhecer os conteúdos que estão envolvidos na prática de leitura para fins de estudo;
* Identificar procedimentos mais usados na sala de aula;
Conteúdos
* Tematização da prática – uso social de leitura envolvendo saber docente;
* Consideração das práticas de leitura e conteúdos de leitura;
* Consideração das práticas de leitura e conteúdos de leitura;
* Referência de alguns autores (Kátia Lomba Brakling e Roxane Rojo) que organizam o conteúdo de leitura na ecola.
Encaminhamentos
1) Leitura feita pela formadora: “Conto da Ilha Desconhecida” José Saramago.
2) Retomada do relato “Relato do Encontro de Formação – Dinâmica com duas fases sucessivas”
a) Discutir os aspectos fundamentais do relato que mais destacou na hora da leitura individual;
b) Aspectos possíveis de serem desenvolvidos na escola;
c) Semelhanças nas situações que aparecem no texto com a realidade vivenciada no cotidiano da escola.
3) Levantamentos das práticas de leitura mais comuns em sala de aula.
* Realizar uma lista com as atividades mais comuns que se tem observado em sala de aula;
* Discutir a aprendizagem que essas práticas de sala de aula possibilitam ao aluno;
4) Análise de duas situações de vídeo.
a) Situação A:
* Observar o procedimento usado pela professora para conduzir uma situação de leitura em sala de aula;
* Discutir no grupo
* Socializar.
b) Situação B
* Observar a atuação da segunda professora para conduzir uma situação de leitura;
* Discutir no grupo;
* Socializar
Refletir com o grupo todo: aspectos que fizeram a diferença na realização da atividade.
* Discutir a aprendizagem que essas práticas de sala de aula possibilitam ao aluno;
4) Análise de duas situações de vídeo.
a) Situação A:
* Observar o procedimento usado pela professora para conduzir uma situação de leitura em sala de aula;
* Discutir no grupo
* Socializar.
b) Situação B
* Observar a atuação da segunda professora para conduzir uma situação de leitura;
* Discutir no grupo;
* Socializar
Refletir com o grupo todo: aspectos que fizeram a diferença na realização da atividade.
5) Apresentação Poiwerpoint
a) Discutir a tematização da prática apresentada no vídeo relacionado com a problematização possível de ser percebida;
b) Abordar as situações homólogas, tendo como parâmetro as situações de leitura possíveis de serem desenvolvidas em sala de aula.
6) Leitura em grupo do texto: “Letramento e capacidade de leitura para cidadania” – Roxane Rojo.
a) Realizar a leitura em grupos de três pessoas.
b) Escolher um observador (observação feita a partir de um roteiro)
c) Socializar as observações;
d) O que foi possível aprender com o texto.
7) Como organizar um trabalho de leitura?
a) Em grupos pequenos elaborar atividade de leitura focando os conteúdos;
b) Cada grupo irá destacar um conteúdo e irá escolher a série/ano que será desenvolvida esta atividade;
8) Trabalho Pessoal
Desenvolver na escola a atividade elaborada nos grupos e realizar um registro da mesma. No próximo Encontro estaremos socializando estas experiências.
gostaria de saber por que nos professores PBII nao conseguimos fazer esse curso porque sou professora de língua portugesa e tenho varios alunos nao alfabetizados e nao sou alkfabetizadora
ResponderExcluirPrezada professora,
ResponderExcluirEstas reuniões de formação que realizamos semanalmente são voltadas apenas para os Professores Coordenadores do Ciclo I da Rede Estadual, que por sua vez desenvolvem em HTPC um trabalho de formação continuada com os professores do Ciclo I.
O trabalho com os professores e professores coordenadores do Ciclo II e EM é feito pelos PCOPs de Língua Portuguesa e Matemática da Diretoria de Ensino. Por favor, entre em contato com eles na Oficina Pedagógica de sua Diretoria para saber quais ações de formação estão sendo desenvolvidas para que você possa participar também.
Atenciosamente,
Equipe Ciclo I