"(...) O tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo para viver."
Daniel Pennac
Contexto
No encontro anterior, discutimos sobre o que significa tratar a leitura como conteúdo de aprendizagem, reconhecendo as dificuldades que os alunos encontram no exercício autônomo dessa prática e as condições necessárias para avançar e desenvolver a tão desejada proficiência, fundamental para a continuidade dos estudos, na sala regular. A experiência com os alunos tem mostrado que a clareza sobre os propósitos das atividades de leitura e de escrita altera consideravelmente a qualidade de suas produções e, consequentemente, de suas aprendizagens. Em função disso, refletimos sobre a importância de considerar os diferentes conteúdos envolvidos na prática de leitura e suas diversas modalidades.
Neste encontro, vamos discutir sobre a importância de considerarmos o desenvolvimento das capacidades de apreciação e réplica e do comportamento leitor na prática cotidiana de sala de aula. Para isso, vamos refletir sobre algumas modalidades didáticas que propiciam o trabalho com esses aspectos envolvidos na leitura, pontuando, particularmente, a leitura diária, em sala de aula, como uma atividade imprescindível para a formação do leitor na escola. Além disso, abordaremos a especificidade dos textos literários, sua importância na formação do leitor e o papel do professor ao lidar com esses textos.
No encontro anterior, discutimos sobre o que significa tratar a leitura como conteúdo de aprendizagem, reconhecendo as dificuldades que os alunos encontram no exercício autônomo dessa prática e as condições necessárias para avançar e desenvolver a tão desejada proficiência, fundamental para a continuidade dos estudos, na sala regular. A experiência com os alunos tem mostrado que a clareza sobre os propósitos das atividades de leitura e de escrita altera consideravelmente a qualidade de suas produções e, consequentemente, de suas aprendizagens. Em função disso, refletimos sobre a importância de considerar os diferentes conteúdos envolvidos na prática de leitura e suas diversas modalidades.
Neste encontro, vamos discutir sobre a importância de considerarmos o desenvolvimento das capacidades de apreciação e réplica e do comportamento leitor na prática cotidiana de sala de aula. Para isso, vamos refletir sobre algumas modalidades didáticas que propiciam o trabalho com esses aspectos envolvidos na leitura, pontuando, particularmente, a leitura diária, em sala de aula, como uma atividade imprescindível para a formação do leitor na escola. Além disso, abordaremos a especificidade dos textos literários, sua importância na formação do leitor e o papel do professor ao lidar com esses textos.
Objetivos:
▪ Compreender o comportamento leitor e a capacidade de apreciação e réplica como conteúdos de leitura que precisam ser objetos de ensino e aprendizagem por meio de situações didáticas específicas.
▪ Refletir sobre as modalidades didáticas de leitura mais propícias ao desenvolvimento do comportamento leitor e às capacidades de leitura.
▪ Refletir sobre a especificidade do texto literário e sua importância na formação do leitor.
Conteúdos
• Conhecimentos envolvidos nas práticas de leitura, com foco para o comportamento leitor e capacidades leitoras.
• Modalidades de leitura e o seu papel nos diferentes conteúdos propostos.
• As finalidades de leitura: a leitura em diferentes contextos.
Encaminhamentos:
1) Leitura feita pela formadora: “Conto da Ilha Desconhecida” ( 3ª parte – José Saramago)
2) Resgate sobre Práticas de Leitura
a) Apresentação do PPT sobre Práticas de Leitura;
b) Discussão sobre os conteúdos de leitura
3) Vivência com poemas:
A. Apreciação
B. Após a vivência reflita :
* Que conhecimentos mobilizaram durante a vivência? Quais condições didáticas foram garantidas para que esses conhecimentos fossem mobilizados?
4) Sistematizando: Apreciação e Réplica
5) Vídeo: “Ler para apreciar”
Nesta atividade, vamos conhecer um vídeo da série do Ler e Escrever (LER PARA APRECIAR: COMPARTILHADO A LEITURA), que apresenta uma roda de leitores. Para analisar as cenas, vamos considerar algumas questões:
a) Quais são os procedimentos da professora na realização desta atividade?
b) Quais conhecimentos de leitura foram mobilizados?
c) Que tipo de perguntas foram feitas e quais critérios de apreciação podem ser mobilizados por meio destas questões?
6) Sistematizando os saberes sobre leitura:
a) Em trios completar as questões usando (F) para falso e (V) para verdadeiro. (anexo II)
b) Socializar as resposta no grupo geral com comentários e reflexões sobre o assunto.
Márcia Corrales e Priscila Alquimim – PCOP Ciclo I
Margarete Borsi – Coordenadora da Oficina Pedagógica
Amadora Fraiz Vilar Della Beta – Supervisora do Programa Ler e Escrever
11º ENCONTRO - LER E ESCREVER
View more presentations from pri_alquimim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário